top of page
  • Foto do escritorVitafrux

Saiba mais sobre o Chá Verde!

Desde a Antiguidade, as plantas têm sido utilizadas como medicamentos, na prevenção, no tratamento e na cura de distúrbios, disfunções ou doenças em homens e animais. O chá verde é consumido principalmente nos países Asiáticos, aonde seu significado vai além de uma simples bebida, é sinônimo de prosperidade, harmonia, beleza e seu consumo torna-se um ritual de grande importância social e cultural.


Há aproximadamente um século, a bebida chá chegava ao Brasil pelas mãos dos imigrantes chineses, os quais introduziram os segredos do plantio, queima, manipulação e padronização do produto e com isso propagou-se pelos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Brasil apresenta uma das maiores biodiversidade vegetal da Terra e, pelo menos a metade das espécies vegetais pode possuir alguma propriedade terapêutica.


O chá de um modo geral, uma das bebidas mais consumidas no mundo, é uma das fontes mais ricas em flavonoides, substâncias antioxidantes que atuam em diferentes níveis de proteção do organismo e que ajudam a neutralizar os radicais livres, impedindo sua formação e são responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.


O chá verde, que era consumido como medicamento, passou a ser do gosto popular devido as suas características organolépticas, sabor e aroma. Seus componentes flavonoides e catequinas apresentam uma série de atividades biológicas, antioxidantes, quimioprotetora, termogênicas, antiinflamatória e anticarcinogênica. O chá verde não é fermentado, é uma bebida de composição química muito variada, embora seus efeitos benéficos estejam associados às catequinas, também contém água, proteína, carboidrato, vitaminas (principalmente a vitamina C e K), sais minerais, metilxantinas, que são responsáveis pelos efeitos adversos e interações medicamentosas e, sendo estimulantes do SNC, tem como principais representantes a cafeína, a teofilina e a teobromina, também contém tanino e flúor. A sua composição varia de acordo com a espécie, época do ano, idade das folhas, clima e práticas agronômicas.


O chá verde possui em sua composição inúmeras substâncias que fazem dele um alimento funcional e importante em nossa alimentação e que, consumido em quantidade e de forma adequada, pode trazer benefícios para a saúde, mas também possui componentes indesejados que, se forem consumidos em grande quantidade, podem causar efeitos adversos.

8 visualizações0 comentário

Hozzászólások


bottom of page