A insônia, caracterizada pela dificuldade em adormecer ou manter o sono durante a noite, é um problema de saúde comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Além de impactar negativamente a qualidade de vida, a insônia também pode desencadear uma série de efeitos maléficos à saúde, tanto física quanto mental.
Além da abordagem farmacológica, é imprescindível adotar hábitos que promovam a “higiene do sono” para conseguir controlar a insônia.
Para tal, é necessário ter costumes saudáveis, ter rotinas para dormir e levantar, controlar o consumo de alimentos e bebidas estimulantes que podem interferir na qualidade do sono, praticar exercícios que diminuem o estresse, ter um local de repouso orientado para o sono sem a interferência de smartphones, televisores e similares.
Ter a qualidade do sono afetada prejudica não só nosso desempenho nas atividades cotidianas, no trabalho e nos estudos, como também pode desencadear problemas de saúde como:
Doenças cardiovasculares (arritmia);
AVC (Acidente Vascular Cerebral);
Doenças respiratórias (apneia do sono, asma);
Doenças psiquiátricas (depressão, ansiedade);
Obesidade;
Diabetes;
Baixa imunidade;
Humor Abalado;
Dificuldades na tomada de decisões;
Além do cansaço físico e mental, a falta de sono priva seu corpo da energia necessária para funcionar corretamente. Fadiga, falta de concentração, irritabilidade e lentidão mental se tornam companheiros indesejáveis no dia a dia.
Felizmente, existem maneiras de ajudar a romper essa teia e conquistar um sono reparador. Chás calmantes e relaxantes, como camomila, melissa, cidreira podem ser aliados na luta contra a insônia.
Em alguns casos, medicamentos podem ser necessários para regular o sono. Converse com seu médico para encontrar o tratamento mais adequado para você.
Visite nosso site clicando aqui, e encontre o chá ideal para você!
Comments