A sociedade contemporânea nos afasta dos ciclos naturais, focando exclusivamente em resultados e atividades externas. Tanto o chá quanto o yoga nos convidam a parar, refletir e reconectar com nossa essência, respeitando os ciclos naturais ao nosso redor.
O Papel do Chá e do Yoga
O yoga teve origem há 5 mil anos atrás na Índia, como uma disciplina espiritual e define-se como toda a prática que tenha como objetivo a evolução do homem em todos os aspetos da sua existência. É uma prática que envolve o bem-estar a todos os níveis: mental, físico, emocional e espiritual.
As 8 filosofias do yoga:
Passar do estado de “confusão” ao de clareza e com relação direta com o ganho de consciência, controle e entrega.
Estas filosofias permitem-nos questionar a nossa relação com o ambiente, através de uma progressão gradual. Começa por analisar os fatores externos e, passo a passo, leva-nos até ao nosso interior.
Yama: valores (morais e éticos) e práticas sociais | auto-controle;
Niyama: valores (morais e éticos) e práticas pessoais | auto- regulação;
Asana: sentado | prática física;
Pranayama: controle de respiração;
Pratyahara: absorção dos sentidos | abstração dos fatores externos;
Dharana: concentração;
Dhyana: meditação;
Samadhi: auto-realização, estado elevado de consciência.
O chá desempenha diferentes funções em relação à prática do yoga. Consumido com moderação antes da prática, ele pode oferecer um leve estímulo.
No pós-prática, torna-se um carinho revigorante para o corpo, auxiliando na recuperação.
No método Ashtanga, é recomendado evitar consumo durante a prática, permitindo que o corpo passe por processos de purificação.
Tanto o chá quanto o yoga buscam reconectar-nos com nossa essência, muitas vezes perdida no ritmo frenético do dia a dia.
Mas por que nos distanciamos de nós mesmos no dia a dia?
Impulsionados por uma cultura que valoriza a produtividade incessante e o sucesso material. Esse ambiente nos afasta de nossa essência, criando um distanciamento de nós mesmos.
Estamos constantemente conectados ao mundo exterior através de tecnologias, redes sociais e compromissos, mas muitas vezes desconectados do nosso mundo interior.
Esse distanciamento é alimentado pela pressão para alcançar metas, cumprir prazos e atender expectativas externas. Somos condicionados a focar no "fazer" em vez de "ser", resultando em uma desconexão com nossas necessidades, sentimentos e desejos mais profundos.
O frenesi diário nos faz perder de vista a simplicidade do momento presente, onde a verdadeira vida acontece.
Ao incorporar esses elementos em sua rotina, é possível cultivar não apenas um corpo
saudável, mas também uma mente tranquila e conectada com a natureza.
Integrar o yoga e o chá em nossa rotina diária é uma maneira eficaz de combater o distanciamento de nós mesmos.
Ambas as práticas nos incentivam a pausar e a prestar atenção ao presente. O yoga, com sua ênfase na consciência corporal e mental, e o chá, com seu ritual tranquilo, nos proporcionam momentos de introspecção e presença.
Ao cultivar esses momentos, começamos a perceber a beleza e a profundidade do momento presente. Nos tornamos mais conscientes de nossos pensamentos e emoções, aprendemos a responder em vez de reagir aos estímulos externos e desenvolvemos uma conexão mais profunda com nós mesmos.
A prática do yoga e o ritual do chá oferecem caminhos para a reconexão e a presença. Ao adotar essas práticas, podemos cultivar um estado de ser mais consciente e equilibrado, vivendo o agora com mais plenitude e autenticidade.
Em um mundo que constantemente nos puxa para fora, é essencial encontrar maneiras de voltar para dentro. O yoga e o chá são convites para essa jornada, nos guiando de volta ao nosso verdadeiro eu e ao momento presente.
Yogi Tea combinado com yoga (1 dose)
Em 1969, o professor Yogi Bhajan, partilhou dicas de vida saudável para o bem-estar do corpo e da mente e ensinou aos seus alunos sobre os benefícios das ervas indianas. Ele serviu um chá perfumado e suave durante a aula e os alunos chamaram-no carinhosamente de "Yogi Tea".
Chá Yogi (1 dose):
10 colheres com água
Três cravos
Quatro vagens de cardamomo
Quatro pimenta preta inteiras
Duas fatias de raiz de gengibre frescas
1/2 canela em pau
2 sachês de Chá preto
1/2 xícara de leite (ou substituto do leite)
Modo de preparo:
Coloque água numa chaleira e adicione temperos. Tape e deixe ferver durante 15-20 minutos, e adicione chá preto. Retire o fogão e deixe a lareira durante 3-5 minutos. Adicione leite e volte a aquecer. Deixe ferver e retire do calor e coloque numa chávena. Adicione mel dependendo da doçura que desejar.
___________________________________________________________________________________________
Esperamos que tenham gostado desse conteúdo! Agora é só consumir o chá e praticar seu yoga!
Comments