Aba 1

NOTÍCIAS

Postado em 06 de Novembro de 2017 às 12h36

Maca peruana, linhaça e chia: conheça estes "superalimentos"

Vitafrux o Melhor para Saúde e Bem-estar. Cresce a busca pelos alimentos que mais oferecem vantagens ao funcionamento pleno do organismo. Alguns são chamados de "superalimentos", justamente pela riqueza nutricional e suas...

Cresce a busca pelos alimentos que mais oferecem vantagens ao funcionamento pleno do organismo. Alguns são chamados de "superalimentos", justamente pela riqueza nutricional e suas propriedades benéficas à saúde.

Geralmente são naturais, "inteiros" e contêm altos teores de minerais, antioxidantes, vitaminas e aminoácidos. Vamos destacar aqui as propriedades e benefícios de três farinhas que fazem parte deste seleto grupo: maca peruana, linhaça e chia. De início, a certeza de que você pode e deve incluí-los em sua dieta, independente do seu objetivo.

MACA PERUANA

Conhecida popularmente com "ginseng dos Andes", a maca peruana é uma planta (tubérculo) que se assemelha a um rabanete e se desenvolve em condições extremas da Cordilheira dos Andes, no Peru, em altitudes que variam entre quatro e cinco mil metros de altitude e temperaturas que oscilam entre 20 graus positivos e 25 graus negativos. Cultivada a mais de 2000 anos, suas propriedades vão muito além do efeito estimulante do organismo, comprovados cientificamente. 

São mais de 13 variedades que vão da branca, vermelha à preta, características que dependem do solo de cultivo. A maca peruana é uma excelente fonte de carboidratos, fibras, polifenóis, potássio, ferro, cálcio, zinco, magnésio, selênio, Vitamina C, vitamina E, Vitaminas do complexo B (Tiamina e Riboflavina), ômega 3 e ômega 9. A maca é encontrada na forma em pó (farinha de maca peruana) ou manipulada em cápsulas. Evite utilizar em temperatura elevada para não perder suas propriedades. Procure nutricionista para informa-se a respeito da dosagem ideal para consumo.

SEMENTE OU FARINHA DE LINHAÇA

Semente originária da planta do Linho, no Brasil é cultivada em cidades do Rio Grande do Sul. As sementes de linhaça são geralmente de cor marrom avermelhada, dependendo da variedade dourada ou marrom do linho. A linhaça é uma das principais fontes de lignanas, rica em ômega 3, vitamina E, vitamina D, complexo B e minerais como potássio, fósforo, magnésio, cálcio e enxofre.

Apresenta 40% de lipídeos (57% ômega 3), 20 a 25% de proteínas e 35% carboidratos (1 a 2% na forma disponível). A indicação é a adição de 1 colher de sopa cheia de farinha de linhaça dourada à alimentação diária (frutas, sucos, vitaminas) ou em preparações (bolos, pães...).

SEMENTE DE CHIA (SÁLVIA HISPÂNICA)

A semente de chia é cultivada há anos na Colômbia e no México, e mais recentemente em vários países da América Latina. É uma excelente fonte de fibras, proteínas (19 a 23%), gorduras (lipídeos), ômega 3 e ômega 6, compostos fenólicos, vitamina A, vitaminas do complexo B (Tiamina, Riboflavina e Niacina), cálcio e potássio. Pode ser adicionada a sucos, frutas, iogurtes e preparações (bolos, sopas, pães e massas, enriquecendo outras farinhas).

Fonte: Globo Esporte

Veja também

Saúde: Coração requer mais cuidados no verão!20/01/17 O verão já está a todo o vapor e, para muitas pessoas, é a estação do ano mais aguardada. Diante de tantas mudanças no nosso corpo provocadas pelo calor, é preciso ficar mais atento ao coração, que requer mais cuidados durante esse período de altas temperaturas. Conforme o corpo perde líquido por meio da......
Vegetarianismo: Entenda esse estilo de vida!06/12/17 Cada vez mais, a população vem aderindo à dieta vegetariana, seja por opção nutricional ou por adoção ao estilo de vida. Há quem seja contrário ao sofrimento dos animais, quem queira adotar uma......
Pesquisadores dizem que composto no Chá Verde inibe Vírus da Zika!04/11/16 Pesquisadores de São José do Rio Preto (SP) e do Mato Grosso dizem que chegaram a um composto que conseguiu inibir o vírus da zika, transmitido pelo mesmo mosquito da dengue e chikungunya, o Aedes aegypti. O trabalho é......

Voltar para (Notícias)