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Postado em 06 de Novembro às 12h36

Maca peruana, linhaça e chia: conheça estes "superalimentos"

Vitafrux o Melhor para Saúde e Bem-estar. Cresce a busca pelos alimentos que mais oferecem vantagens ao funcionamento pleno do organismo. Alguns são chamados de "superalimentos", justamente pela riqueza nutricional e suas...

Cresce a busca pelos alimentos que mais oferecem vantagens ao funcionamento pleno do organismo. Alguns são chamados de "superalimentos", justamente pela riqueza nutricional e suas propriedades benéficas à saúde.

Geralmente são naturais, "inteiros" e contêm altos teores de minerais, antioxidantes, vitaminas e aminoácidos. Vamos destacar aqui as propriedades e benefícios de três farinhas que fazem parte deste seleto grupo: maca peruana, linhaça e chia. De início, a certeza de que você pode e deve incluí-los em sua dieta, independente do seu objetivo.

MACA PERUANA

Conhecida popularmente com "ginseng dos Andes", a maca peruana é uma planta (tubérculo) que se assemelha a um rabanete e se desenvolve em condições extremas da Cordilheira dos Andes, no Peru, em altitudes que variam entre quatro e cinco mil metros de altitude e temperaturas que oscilam entre 20 graus positivos e 25 graus negativos. Cultivada a mais de 2000 anos, suas propriedades vão muito além do efeito estimulante do organismo, comprovados cientificamente. 

São mais de 13 variedades que vão da branca, vermelha à preta, características que dependem do solo de cultivo. A maca peruana é uma excelente fonte de carboidratos, fibras, polifenóis, potássio, ferro, cálcio, zinco, magnésio, selênio, Vitamina C, vitamina E, Vitaminas do complexo B (Tiamina e Riboflavina), ômega 3 e ômega 9. A maca é encontrada na forma em pó (farinha de maca peruana) ou manipulada em cápsulas. Evite utilizar em temperatura elevada para não perder suas propriedades. Procure nutricionista para informa-se a respeito da dosagem ideal para consumo.

SEMENTE OU FARINHA DE LINHAÇA

Semente originária da planta do Linho, no Brasil é cultivada em cidades do Rio Grande do Sul. As sementes de linhaça são geralmente de cor marrom avermelhada, dependendo da variedade dourada ou marrom do linho. A linhaça é uma das principais fontes de lignanas, rica em ômega 3, vitamina E, vitamina D, complexo B e minerais como potássio, fósforo, magnésio, cálcio e enxofre.

Apresenta 40% de lipídeos (57% ômega 3), 20 a 25% de proteínas e 35% carboidratos (1 a 2% na forma disponível). A indicação é a adição de 1 colher de sopa cheia de farinha de linhaça dourada à alimentação diária (frutas, sucos, vitaminas) ou em preparações (bolos, pães...).

SEMENTE DE CHIA (SÁLVIA HISPÂNICA)

A semente de chia é cultivada há anos na Colômbia e no México, e mais recentemente em vários países da América Latina. É uma excelente fonte de fibras, proteínas (19 a 23%), gorduras (lipídeos), ômega 3 e ômega 6, compostos fenólicos, vitamina A, vitaminas do complexo B (Tiamina, Riboflavina e Niacina), cálcio e potássio. Pode ser adicionada a sucos, frutas, iogurtes e preparações (bolos, sopas, pães e massas, enriquecendo outras farinhas).

Fonte: Globo Esporte

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