Aba 1

NOTÍCIAS

Postado em 02 de Outubro às 11h08

Desafios da alimentação na vida moderna

Vitafrux o Melhor para Saúde e Bem-estar. A alimentação moderna é a principal razão pela qual as pessoas de todo o mundo estão cada vez mais gordas e mais doentes. Alimentos processados/industrializados...

A alimentação moderna é a principal razão pela qual as pessoas de todo o mundo estão cada vez mais gordas e mais doentes. Alimentos processados/industrializados estão por toda parte, assim como doenças crônicas como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

O ritmo acelerado da vida moderna também não favorece para a criação de hábitos alimentares saudáveis, pois conduz a uma ingestão cada vez maior de energia, enquanto limita a prática de atividade física. Por conta da correria cotidiana, questões básicas como o respeito ao horário das refeições e a necessidade de um ambiente tranqüilo no momento da alimentação são ignorados.

Apesar do arroz e feijão estarem presentes na mesa de todos os brasileiros e a carne vermelha no prato de 70% da população, segundo pesquisa qualitativa e quantitativa realizada pela Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM) em dez capitais brasileiras, com 2.136 pessoas, a tendência de mudanças no padrão alimentar da população brasileira destaca a elevação do consumo de carnes e alimentos industrializados (refrigerantes, biscoitos e refeições prontas) e a redução do consumo de leguminosas, raízes e tubérculos, frutas, legumes e verduras.

As refeições prontas, que representavam baixo percentual de aquisição na década de 1970, também passaram a apresentar uma fatia significativa das calorias disponíveis, superior ao grupo das leguminosas, promovendo aumento calórico e redução no conteúdo total de fibras.

Além disso, é preciso destacar o alto conteúdo de sódio e as gorduras saturada e trans contidos nos alimentos industrializados, o que pode contribuir para elevação da prevalência de doenças cardiovasculares principal causa de mortalidade em todo o mundo.

É preciso dar preferência aos cereais integrais, aos legumes e verduras cruas ricas em potássio, vitaminas e minerais. A televisão também está presente durante todas as refeições para mais da metade da população, fazendo com que a interação entre os familiares diminua e a ingestão calórica aumente, uma vez que o indivíduo deixa de prestar a devida atenção ao que está ingerindo e à quantidade (o mesmo vale para o computador).

A influência salutar na alimentação do brasileiro trazida pelos negros, abundante em milho e feijão, bem como a portuguesa, trazida pela colonização, com temperos naturais como alho, cebola e outras ervas, deve ser preservada e estimulada, pois estes alimentos são fontes de antioxidantes e outras substâncias benéficas para a saúde.

A ingestão de sucos de frutas naturais, e não apenas os de caixinha, deve ser rotina em nossas casas, pois as vitaminas oferecem efeitos diversos daquelas ingeridas nos medicamentos.

Fonte: Minha Vida e Doce Dieta

Veja também

Chá de Funcho contra cólicas em bebês!30/09/16 Durante os quatro primeiros meses de vida, os bebês sentem muita cólica. O incômodo é tanto, que neste período eles choram muito e ficam bastante irritados. Além destes sinais, a salivação excessiva e outros problemas intestinais também podem ser sintomas que evidenciam a presença de cólica nos pequenos. Mesmo tratando-se de uma......
Conquistar Clientes: Novas Tendências!12/05 Tendências globais de estudos do varejo apontam para uma só direção: a satisfação plena do consumidor como foco de todo e qualquer negócio. Parece óbvio, mas, o que se vê, nos dias atuais, ainda......
Ômega-3 e o risco de morte por ataque cardíaco!08/07/16 Marine and plant-based omega-3s may lower risk of heart attack deaths Pescados e plantas à base de ômega-3 podem reduzir o risco de mortes por ataque cardíaco Um estudo de meta-análise envolveu 45637 participantes......

Voltar para Notícias