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Postado em 04 de Setembro de 2017 às 14h49

Benefícios do ômega 3 para a saúde!

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O ômega-3 é um tipo de gordura poli-insaturada, muito benéfica ao organismo. É essencial, ou seja, o corpo não consegue produzi-la, devendo ser obtida por meio da alimentação ou de suplementos especializados.

As gorduras são importantes fontes de energia, conferem sabor aos alimentos e são primordiais para a absorção, no intestino, das vitaminas lipossolúveis (vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K), e não devem ser excluídas da dieta.

Os benefícios do ômega-3 para o organismo são muitos, já comprovados por pesquisas científicas:

- Tem ação anti-inflamatória.

- Fortalece o sistema imunológico.

- Contribui para uma pele saudável.

- Auxilia no controle da pressão arterial.

- Possui efeito antitrombótico, ou seja, inibe a agregação plaquetária, além de estimular a vasodilatação.

- Promove a saúde cardiovascular.

- Protege a retina.

- Melhora o desempenho cognitivo.

- Auxilia no tratamento da depressão.

- Ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue.

Além disso, a partir do consumo de ômega-3, ocorre no organismo a biossíntese dos ácidos graxos EPA (eicosapentaenoico) e DHA (docosahexaenóico) que, apesar de apresentarem estruturas semelhantes, exercem funções bem diferentes e importantes no organismo. O EPA está relacionado, principalmente, com a saúde cardiovascular, enquanto que o DHA é considerado fundamental para o desenvolvimento do sistema visual e cerebral, além de estar associado à saúde materno-infantil.

Considerando-se o papel anti-inflamatório do ômega-3, ele pode sim ser um auxiliar na perda de peso. Entretanto, seu consumo da forma de suplemento não deve exceder a recomendação diária, já que pode levar a sangramentos e até ao ganho de peso, uma vez que se trata de uma gordura.

As principais fontes de ômega-3 são os peixes de águas profundas e geladas, como a sardinha, o arenque, o salmão e o atum. Além deles, as algas marinhas, as sementes de linhaça e de chia e as nozes são as melhores fontes vegetais de ômega-3. Há também alimentos industrializados enriquecidos com ômega-3, mas em quantidades muito pequenas.

Existem ainda as cápsulas de ômega-3, usadas como suplementação quando a ingestão via dieta não é suficiente, que devem ser consumidas apenas sob orientação de um médico ou nutricionista.

Os suplementos de ômega-3 devem ser consumidos com moderação por pessoas com problemas de coagulação ou que usam medicamentos anticoagulantes, já que, por reduzir agregação plaquetária, o ômega-3 pode causar sangramento.

Fonte: Natue

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