Aba 1

NOTÍCIAS

Postado em 20 de Maio de 2016 às 12h59

Benefícios do chá verde!

Vitafrux o Melhor para Saúde e Bem-estar. O chá verde (Camellia sinensis) é a segunda bebida mais consumida no mundo estando associado a diminuição dos riscos em doenças cardiovasculares. A sua...

O chá verde (Camellia sinensis) é a segunda bebida mais consumida no mundo estando associado a diminuição dos riscos em doenças cardiovasculares. A sua apreciação deve-se ao seu aroma, ao seu sabor e às suas propriedades funcionais, mundialmente conhecidas. 

Na área da pesquisa com alimentos funcionais, a planta Camellia sinensis tem sido amplamente investigada devido ao seu conteúdo específico de flavonoides, que lhe confere inúmeras propriedades terapêuticas.

A composição química do chá verde inclui diversas classes de compostos fenólicos ou flavonoides, tais como flavonóis e ácidos fenólicos, além de cafeína, pigmentos, carboidratos, aminoácidos e certos micronutrientes como as vitaminas B, E, C e minerais como o cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro. 

Muitos estudos têm demonstrado que as catequinas presentes no chá verde podem exercer um papel benéfico em diversas morbidades. Alguns estudos já apresentaram dados controversos, mas a maioria das pesquisas têm demonstrado resultados positivos em relação ao uso do chá verde, principalmente na ação benéfica dos flavonoides do chá sobre o risco cardiovascular.

A literatura tem demonstrado constantemente o potencial papel do chá verde na modulação de processos antiinflamatórios, antitumorais, antiaterogênicos, hipoglicemiantes e no controle do peso. 

As pesquisas com o chá verde revelam de forma crescente seu efeito restaurador no organismo e, por tratar-se de uma bebida amplamente disponível e de baixo custo, torna-se viável o seu uso como um importante coadjuvante no manejo nutricional em diversas patologias.

Fonte:

SENGER, Ana Elisa Vieira; SCHWANKE, Carla H. A.; GOTLLIEB, Maria Gabriela Valle. Chá verde (Camellia sinensis) e suas propriedades funcionais nas doenças crônicas não transmissíveis. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 20, n. 04, p. 292-300, 2010. Disponível em: . Acesso em: 13 mai. 2016.
BELTRAN, Carolina Carvalho. et al. Os benefícios do chá verde no metabolismo da gordura corporal. Revista científica da FHO|UNIARARAS, v. 02, n.01, 2014. Disponível em: . Acesso em: 13 mai. 2016. 

Veja também

As Maravilhas do Chá Verde para sua Pele!03/02/17 Você já deve ter ouvido falar dos benefícios do chá verde. Estudos mostram que ele pode colaborar no bom funcionamento do sistema imunológico, possuir substâncias com atividade antioxidante, entre outros benefícios. Mas o que muita gente não sabe é que o chá verde também possui propriedades cosméticas, que trazem diversos efeitos......
Quanto tempo de exercício é necessário para emagrecer? 16/09/16 Pesquisas apontam que uma combinação de exercícios e controle de calorias é a melhor maneira de ter sucesso ao perder peso, apesar da maioria das pessoas que tentam estas estratégias falharem em manter a perda de......
Como saber se você tem alergia ao Glúten30/10/17 Peter Green, o diretor do Celiac Disease Center (Centro da Doença Celíaca) da Columbia University e professor de Medicina da Columbia University, reuniu algumas maneiras de saber se você tem doença celíaca, que lhe torna......

Voltar para (Notícias)