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Postado em 25 de Setembro às 11h52

A importância do Colágeno para o organismo!

Vitafrux o Melhor para Saúde e Bem-estar. O colágeno é a proteína mais abundante no corpo. Ela desempenha funções importantes, incluindo dar sustentação à pele e às...

O colágeno é a proteína mais abundante no corpo. Ela desempenha funções importantes, incluindo dar sustentação à pele e às articulações. No entanto, a partir dos 25 anos de idade a produção natural de colágeno pelo corpo diminui 1% a cada ano, facilitando a degeneração destes tecidos, deixando a pele mais flácida, com linhas de expressão e rugas.

Além da perda natural devido a idade, outros fatores também influenciam a diminuição da produção natural de colágeno, como mudanças hormonais, stress e más hábitos de vida como fumar e alimentação não saudável.

O que é o Colágeno?

É um dos principais blocos de construção de ossos, pele, músculos, tendões e ligamentos. O colagénio também é encontrado em muitas outras partes do corpo, incluindo vasos sanguíneos, córneas e dentes.

Tipos de Colágeno:

Existem pelo menos 16 tipos de colágeno. Os quatro tipos principais são os tipos I, II, III e IV.

Tipo I: Este tipo representa 90% do colágeno do seu corpo e é feito de fibras densamente embaladas. Ele fornece estrutura para a pele, ossos, tendões, cartilagem fibrosa, tecido conjuntivo e dentes.

Tipo II: Este tipo é feito de fibras mais frouxamente empacotadas e é encontrado na cartilagem elástica, que servem de “almofadas” articulações.

Tipo III: Este tipo suporta a estrutura dos músculos, órgãos e artérias.

Tipo IV: colágeno que forma redes e é encontrado em camadas de sua pele.

À medida que envelhecemos, seu corpo produz menos colágeno. Um dos sinais visíveis disso está em sua pele, que se torna menos firme e flexível. A cartilagem também enfraquece com a idade.

Nutrientes que auxiliam na produção do Colágeno:

É possível ajudar o seu corpo a produzir esta proteína importante, para isso é importante garantir a abundância dos seguintes nutrientes:

- Vitamina C: grandes quantidades são encontradas em frutas cítricas, pimentões e morangos.

- Prolina: grandes quantidades são encontradas em clara de ovo, repolho, aspargos e cogumelos.

- Glicina: Grandes quantidades são encontradas na pele de porco, pele de frango e gelatina, mas a glicina também é encontrada em vários alimentos que contêm proteínas.

- Cobre: Grandes quantidades são encontradas em carnes de órgãos, sementes de gergelim, cacau em pó, caju e lentilhas.

O que prejudica:

Além de incluir alimentos saudáveis a sua dieta, é importante evitar alguns hábitos e alimentos que prejudicam a produção de colágeno:

- Açúcar e carboidratos refinados: O açúcar interfere com a capacidade do colágeno de reparar-se. Minimize seu consumo de açúcares adicionados e carboidratos refinados.

- Exposição exagerada ao sol: A radiação ultravioleta pode reduzir a produção de colágeno. Evite exposição excessiva ao sol.

- Fumar: Fumar reduz a produção de colágeno. Isso pode prejudicar a cicatrização de feridas e levar a rugas.

Algumas doenças autoimunes, como o lúpus, também podem danificar a produção do colágeno.

Suplementos De Colágeno Funcionam?

Dois tipos de suplementos estão ganhando popularidade: colágeno hidrolisado e gelatina. A gelatina é criada quando o colágeno é cozido.

Eles quebram a proteína em peptídeos menores, que são mais facilmente absorvidos no corpo. Não há muitos estudos sobre suplementos de colágeno, comprovando os seus efeitos.

Um estudo de 2015 feito em homens idosos mostrou que uma combinação de suplementos de peptídeo de colágeno e treinamento de força aumentou a massa muscular e a força mais do que um placebo.

Outro estudo deu suplementos para pessoas que sofrem de osteoartrite. Eles experimentaram um declínio significativo na dor durante o estudo de 70 dias, em comparação com aqueles que tomaram um placebo.

Em outra pesquisa, mulheres que tomaram um suplemento apresentaram melhorias na elasticidade da pele. O colágeno também é utilizado em tratamentos tópicos para melhorar a aparência da pele, minimizando linhas e rugas.

Alguns praticantes de medicina alternativa também defendem o uso de suplementos de colágeno para tratar a síndrome do intestino gotejante. Se você é alérgico à fonte do suplemento, então você pode sofrer uma reação alérgica. Ele é uma proteína importante que fornece estrutura para muitas partes do seu corpo.

No entanto, com o envelhecimento o seu organismo produz menos colágeno. Para contornar o problema, invista na alimentação de verdade (rica em proteínas, vitamina C e outros nutrientes).

Também é importante cortar o consumo de açúcar e parar de fumar. Lembre-se que hábitos saudáveis e alimentação de verdade refletem na saúde da sua pele. Se você se preocupa não somente com o colágeno no seu organismo, mas com toda a sua saúde, comece hoje mesmo a mudar a sua vida.

Transforme a forma como você se alimenta e os seus hábitos alimentares.

Fonte: Dr Juliano Pimentel

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