Aba 1

NOTÍCIAS

Postado em 14 de Agosto de 2017 às 09h04

A importância do check-up médico

Vitafrux o Melhor para Saúde e Bem-estar. Exames preventivos podem identificar fatores de risco cardiovasculares e estágios iniciais de alguns tipos de câncer inaparentes. Há quem ainda pense que check-up médico...

Exames preventivos podem identificar fatores de risco cardiovasculares e estágios iniciais de alguns tipos de câncer inaparentes.

Há quem ainda pense que check-up médico é sinônimo de exames muitas vezes desnecessários e onerosos. Mas ninguém discute que a maioria dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares e os estágios iniciais do câncer são assintomáticos e precisam ser diagnosticados precocemente.

Há consenso que, seja sob o nome de check-up ou de consulta preventiva, ninguém deve deixar de realizar avaliações médicas periódicas. Crianças devem visitar anualmente o pediatra. Adolescentes devem ir ao ginecologista à partir da puberdade. Adultos devem fazer o check-up de prevenção de doenças crônicas à partir dos 30 anos, ou antes se houver alguma dúvida ou sintoma.

A cada ano, cerca de 140.000 pessoas morrem de doenças cardiovasculares no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. As doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortalidade e de comprometimento da qualidade de vida das pessoas ao redor do mundo, e em especial no Brasil.

Há, em geral, dois tipos de check-up: o executivo – em que se faz uma série de exames e consultas de diferentes especialidades em um só dia; e o individualizado – no qual o cardiologista ou o clínico, em uma consulta, solicita os exames pertinentes às necessidades de cada indivíduo, gênero, idade, profissão etc.

O diálogo continuado e verdadeiro entre o médico e o paciente, desde a era de Hipócrates, não encontrou substituto na história. Dali, nascem os diagnósticos, as ponderações, os planos de tratamento e as alternativas. O cuidado a um paciente envolve humanização, a construção de uma relação médico-paciente intensa capaz de atuar na conscientização do paciente em relação à necessidade de estabelecer hábitos de vida saudáveis visando a prevenção e ao mesmo tempo a criação de laços de confiança para que o cuidado seja focado no paciente, visando seu bem-estar no âmbito da cura e da melhora de sua qualidade de vida.

Fonte: Veja Abril

Veja também

Vegetarianismo: Entenda esse estilo de vida!06/12/17 Cada vez mais, a população vem aderindo à dieta vegetariana, seja por opção nutricional ou por adoção ao estilo de vida. Há quem seja contrário ao sofrimento dos animais, quem queira adotar uma dieta mais leve, quem seja alérgico à proteína da carne, ou faça a opção por motivos religiosos. A dieta vegetariana......
Ainda dá tempo de ficar em forma para o verão!23/10/17 Entrar em forma para o verão que vem aí pode parecer uma meta quase que impossível de atingir. A estação do ano mais aguardada, e em contrapartida, vem sem dó e traz consigo aquela imagem de corpos mais a mostra......
Alimentos da Moda: Será que eles Ajudam na sua Dieta?17/03/17 Alguns alimentos sempre estiveram ali, ao nosso alcance, mas, de repente, viraram super-heróis da dieta. Ou supervilões. Mas, afinal, será que eles são mesmo tudo aquilo que andam dizendo por aí? "Não existe......

Voltar para (Notícias)