Aba 1

NOTÍCIAS

Postado em 14 de Agosto de 2017 às 09h04

A importância do check-up médico

Vitafrux o Melhor para Saúde e Bem-estar. Exames preventivos podem identificar fatores de risco cardiovasculares e estágios iniciais de alguns tipos de câncer inaparentes. Há quem ainda pense que check-up médico...

Exames preventivos podem identificar fatores de risco cardiovasculares e estágios iniciais de alguns tipos de câncer inaparentes.

Há quem ainda pense que check-up médico é sinônimo de exames muitas vezes desnecessários e onerosos. Mas ninguém discute que a maioria dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares e os estágios iniciais do câncer são assintomáticos e precisam ser diagnosticados precocemente.

Há consenso que, seja sob o nome de check-up ou de consulta preventiva, ninguém deve deixar de realizar avaliações médicas periódicas. Crianças devem visitar anualmente o pediatra. Adolescentes devem ir ao ginecologista à partir da puberdade. Adultos devem fazer o check-up de prevenção de doenças crônicas à partir dos 30 anos, ou antes se houver alguma dúvida ou sintoma.

A cada ano, cerca de 140.000 pessoas morrem de doenças cardiovasculares no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. As doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortalidade e de comprometimento da qualidade de vida das pessoas ao redor do mundo, e em especial no Brasil.

Há, em geral, dois tipos de check-up: o executivo – em que se faz uma série de exames e consultas de diferentes especialidades em um só dia; e o individualizado – no qual o cardiologista ou o clínico, em uma consulta, solicita os exames pertinentes às necessidades de cada indivíduo, gênero, idade, profissão etc.

O diálogo continuado e verdadeiro entre o médico e o paciente, desde a era de Hipócrates, não encontrou substituto na história. Dali, nascem os diagnósticos, as ponderações, os planos de tratamento e as alternativas. O cuidado a um paciente envolve humanização, a construção de uma relação médico-paciente intensa capaz de atuar na conscientização do paciente em relação à necessidade de estabelecer hábitos de vida saudáveis visando a prevenção e ao mesmo tempo a criação de laços de confiança para que o cuidado seja focado no paciente, visando seu bem-estar no âmbito da cura e da melhora de sua qualidade de vida.

Fonte: Veja Abril

Veja também

A importância do Colágeno para o organismo!25/09/17 O colágeno é a proteína mais abundante no corpo. Ela desempenha funções importantes, incluindo dar sustentação à pele e às articulações. No entanto, a partir dos 25 anos de idade a produção natural de colágeno pelo corpo diminui 1% a cada ano, facilitando a degeneração destes tecidos, deixando a pele mais......
Pesquisadores dizem que composto no Chá Verde inibe Vírus da Zika!04/11/16 Pesquisadores de São José do Rio Preto (SP) e do Mato Grosso dizem que chegaram a um composto que conseguiu inibir o vírus da zika, transmitido pelo mesmo mosquito da dengue e chikungunya, o Aedes aegypti. O trabalho é......
Saúde: Coração requer mais cuidados no verão!20/01/17 O verão já está a todo o vapor e, para muitas pessoas, é a estação do ano mais aguardada. Diante de tantas mudanças no nosso corpo provocadas pelo calor, é preciso ficar mais atento ao......

Voltar para (Notícias)