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Postado em 03 de Junho de 2016 às 09h31

A importância da ingestão de cálcio!

Vitafrux o Melhor para Saúde e Bem-estar. A alimentação é a base de uma saúde plena. Se o que comemos não nos proporciona os nutrientes necessários, nosso corpo reclamará.  O resultado...

A alimentação é a base de uma saúde plena. Se o que comemos não nos proporciona os nutrientes necessários, nosso corpo reclamará. 

O resultado obtido na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), lançada em 2011 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informa que os brasileiros acrescentam ao combo arroz e feijão alimentos calóricos e de valor nutricional reduzido. Além disso, constatou-se a baixa concentração de vitaminas e minerais essenciais para manutenção do organismo, como o cálcio, responsável pela formação do esqueleto, dos dentes, da regulação da coagulação sanguínea e da contração muscular. 

Normalmente, a quantidade correta do mineral, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), oscila entre 300mg e 1300mg por pessoa, a depender da idade. Para obter o necessário por dia, é recomendável o consumo de alimentos fontes de cálcio, como leite e seus derivados. Os frutos do mar também têm alto índice de cálcio. Para vegetarianos, veganos e intolerantes a lactose, recomenda-se o consumo de vegetais verdes folhosos, leguminosas, gergelim, algas, amêndoas, couve-flor e peixes. 

O mais importante de tudo, porém, é a absorção do cálcio no organismo, e isso depende do estilo de vida de cada um. Existem fatores que aumentam ou diminuem essa absorção. Por exemplo, consumir o cálcio com alimentos ricos em vitamina D, expor-se ao sol e praticar atividade física são formas de aumentar a fixação do elemento e evitar a perda de massa óssea. A vitamina D é essencial para essa captação porque regula as proteínas que sintetizam o cálcio. É assim que acontece a passagem do mineral através das mucosas até chegar ao fígado, de onde é distribuído para o corpo. Não é só o alimento: para se ter a função desejada, o cálcio deve ser absorvido, fixado e processado.

Para aferir as necessidades individuais, só mesmo com o acompanhamento de um especialista. Alguns sintomas da ausência de cálcio são: espasmos incontroláveis, dificuldade de coagulação do sangue e excesso de fraturas. Manter uma dieta balanceada entre alimentos de alta e baixa absorção de cálcio nem sempre é suficiente. É aí que entra a suplementação externa à base de carbonato de cálcio, citrato de cálcio e fosfato de cálcio. Compreender todos esses aspectos ajuda muito a evitar futuros problemas de saúde.

Referências:

PEREIRA, Giselle A. P. et al. Cálcio dietético – estratégias para otimizar o consumo. Revista Brasileira de Reumatologia, 2009. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2016.
Disponível em: . 2014. Acesso em: 03 jun. 2016.


 

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