Aba 1

DICAs e receitas

Postado em 19 de Abril de 2017 às 14h17

Como manter a alimentação saudável no inverno!

DICAS (118)
Vitafrux o Melhor para Saúde e Bem-estar. Com o friozinho se aproximando, anote algumas dicas para manter a saúde e a boa forma em dia nessa estação. Engana-se aquele que acha impossível manter uma...

Com o friozinho se aproximando, anote algumas dicas para manter a saúde e a boa forma em dia nessa estação. Engana-se aquele que acha impossível manter uma alimentação saudável e equilibrada em temperaturas mais frias. O que se vê no inverno é a louca vontade de comer chocolate, caldos e pratos mais pesados, contrastando com a enorme dificuldade em manter a ingestão de frutas e hortaliças.

A grande dica para as noites de inverno é investir nas sopas e caldos, já que muitas vezes possuem verduras e legumes em sua receita. Porém, tome cuidado para não misturar mais de uma fonte de carboidrato na mesma receita. Ou seja, se você optar pela batata, não deve usar o macarrão ou o arroz (dica para os que gostam de canja). Vale escolher qualquer tipo de hortaliças para incrementar os caldos: couve, abóbora, abobrinha, chuchu, couve-flor, brócolis, repolho, tomate, espinafre, beterraba, cenoura e vagem.

Os vegetais folhosos colaboram para que haja maior número de mastigações. Com isso, a sensação de saciedade chegará mais rapidamente e não haverá necessidade de ingerir grandes quantidades. Alimentos quentes também levam a uma saciedade precoce.

As frutas também costumam perder espaço no inverno, outro grande erro para quem quer manter uma dieta equilibrada uma boa alternativa é utilizar as frutas em purês e geleias, que podem ser feitos com açúcar light de forno. Além das frutas, as hortaliças também não podem ficar de lado os resfriados e gripes podem ser evitados, sim, por uma alimentação rica em antioxidantes, que são encontrados nesses alimentos, bem como nas frutas da época: morango, mexerica e caqui.

E o desejo pelo chocolate, como fica? É possível incluí-lo no cardápio na forma de cacau em pó ou chocolate com alta porcentagem de cacau, que é mais rico em antioxidantes e tem menor adição de açúcar e gordura. Porém, é importante alertar que essas alternativas também são calóricas e devem ser consumidas em pequenas quantidades.

A prática de atividade física também não deve ser esquecida no inverno. A boa notícia é que nesta época do ano nosso metabolismo está mais acelerado e com isso conseguimos perder mais peso, aliando alimentação saudável à prática de atividade física.

A última dica é beber muita água. Embora a transpiração diminua no inverno, nossas necessidades hídricas continuam sendo as mesmas, pois estamos numa estação extremamente seca!

Fonte: Guia da Semana

Veja também

Consumo de refrigerantes06/04/16 Evite refrigerantes e atenção aos sucos prontos! O consumo de refrigerantes normais está relacionado a diabetes e obesidade, enquanto o de não adoçados (como light, diet e zero) causa piora do funcionamento dos rins. Já a frutose proveniente das frutas e que adoça os sucos prontos, quando consumida em excesso pode provocar aumento da pressão......
Sanduíche de atum com pão sírio23/01/17 Ingredientes do Patê: - 2 colheres de sopa de milho; - 1 lata de atum em água escorrida; - 1 colher de sopa de maionese light; - sal, pimenta-do-reino e colorau a gosto; - 2 colheres de sopa de cheiro verde picado. Ingredientes......
Piña colada com Chá Preto19/11 Ingredientes: - 4 colheres de sopa de chá preto; - 200ml de água; - 30ml de leite de coco; - 3 colheres de açúcar; - Gelo picado; - 1 triângulo de abacaxi para decorar. Modo de Preparo: Infusionar 200ml de......

Voltar para Dicas e Receitas