Aba 1

DICAs e receitas

Postado em 25 de Janeiro de 2017 às 10h51

Como conquistar um bronzeado bonito e saudável!

DICAS (130)
Vitafrux o Melhor para Saúde e Bem-estar. Passar protetor solar e tomar banho de sol apenas uma hora por dia são medidas que ajudam a bronzear a pele e não se queimar! Quando a pele é exposta à luz solar, ela se...

Passar protetor solar e tomar banho de sol apenas uma hora por dia são medidas que ajudam a bronzear a pele e não se queimar!

Quando a pele é exposta à luz solar, ela se escurece como um mecanismo de defesa para proteger o DNA contra a radiação solar, sobretudo a UVA, que bronzeia, mas envelhece a pele, e a UVB, que queima a cútis. Esse escudo de proteção é formado pela melanina, um pigmento que dá tonalidade à pele e evita doenças como o câncer.

“Diante de uma grande quantidade de radiação, a melanina oxida e escurece. Quanto mais escura a pessoa é, mais melanina ela produz e mais duradouro é o seu bronzeado”, afirma o dermatologista Sérgio Schalka, coordenador do Consenso Brasileiro de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Já pessoas de pele clara, com pouca melanina, são mais vulneráveis a queimaduras e têm dificuldade de pegar cor – quando pegam, o bronzeado não costuma durar mais que alguns dias.

Cuidados – Para indivíduos de pele clara ou escura com a intenção de se bronzear, as medidas de proteção contra a radiação solar não devem ser dispensadas, a começar pelo fotoprotetor. “O protetor solar protege a pessoa contra queimaduras e contra a exposição exagerada à radiação”, afirma Daniela Lemes, dermatologista e membro da SBD.

De acordo Helena Costa, dermatologista da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, no Rio de Janeiro, o ideal é dividir o bronzeamento em sessões diárias de uma hora. “Esse hábito reduz a probabilidade de queimaduras solares e estimula o organismo a produzir melanina, que dá a cor e protege a pele nas próximas rodadas de sol”, diz.

Além disso, tomar banho de sol antes das 10 horas e depois das 16 horas (ou antes das 11h e depois das 17h, nas regiões com horário de verão) protege contra as queimaduras e favorece um bronzeado saudável, pois, nesses horários, há menor radiação UVB.

1. Esfoliar a pele dias antes de se expor ao sol!

Esfoliar a pele antes de tomar banho de sol favorece o bronzeado uniforme. “A esfoliação remove resíduos superficiais e deixa a pele mais bonita e com uma cor mais homogênea”, diz a dermatologista Renata Domingues, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e professora do Instituto de Pós-Graduação em Dermatologia IMS, no Rio de Janeiro. A esfoliação deve ser feita até dois dias antes de tomar sol, e não depois, pois a cútis estará sensível.

2. Passar protetor solar fator 30!

O protetor solar é indispensável, mesmo para quem quer se bronzear. Ele protege a pele contra a radiação solar e evita de queimaduras ao câncer de pele. Para o bronzeado seguro, o FPS deve ser 30. "Um fator inferior não protege a pele. Um superior não deixa pessoa se bronzear”, explica Helena Costa, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia.

Para cumprir sua função, o produto precisa ser espalhado de maneira correta. Ele deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas ou depois de contato com a água, ou suor excessivo. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ideal é usar 1 colher de chá de protetor para o rosto, 2 colheres de sopa para o tronco, 1 colher de sopa para os braços e 1 para as pernas e os pés.

3. Comer alimentos com betacaroteno!

Os alimentos com betacaroteno, como a cenoura e o mamão, estimulam a produção de melanina, elemento que oferece a tonalidade da pele. O ideal é começar a consumir esses alimentos todos os dias pelo menos 15 dias antes de tomar sol. “Além disso, associado com a vitamina E, o betacaroteno garante a proteção contra os radicais livres, que são produzidos pelos raios UV e envelhecem a pele”, diz Helena.

4. Tomar sol antes das 10 horas e depois das 16 horas!

Nesses horários há menor radiação UVB, que provoca queimaduras. A radiação UVA, que bronzeia, está presente de maneira constante ao longo do dia, mesmo com o tempo nublado.

Se não há outra saída além de tomar banho de sol no horário de pico, procure a sombra. “A pessoa vai se bronzear do mesmo jeito, mas com menores riscos de sofrer queimadura”, explica a dermatologista Daniela Lemes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Nas regiões que possuem horário de verão, a recomendação é evitar o sol das 11h às 17h.

5. Bronzear-se progressivamente!


Não adianta querer ficar bronzeado no primeiro dia de banho de sol. O recomendado é fazer várias sessões, que não passem de uma hora cada uma. Essa medida evita queimaduras e estimula a produção de melanina, que levará ao bronzeado duradouro.

6. Passar hidratante!

O sol desidrata a pele, razão pela qual algumas vezes a cútis descasca. "Passar creme hidratante depois de um banho de sol ajuda a deixar o bronzeado uniforme, pois evita o ressecamento da pele", diz Sérgio Schalka, dermatologista e coordenador do Consenso Brasileiro de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Fonte: Veja
 

Veja também

Importância do cálcio para a saúde!08/06/16 Os cuidados com a ingestão de cálcio não devem ficar restritos somente a infância. O investimento no consumo desse nutriente deve começar no início da vida e perdurar durante toda a infância, adolescência, fase adulta e velhice.  A função mais conhecida desse mineral é fortalecer os ossos, mas ele também é importante......
Benefícios do ômega-323/03/16 Nem todas as gorduras são consideradas prejudiciais, pelo contrário, existem alguns tipos de gordura, tais como as poli-insaturadas, que são consideradas benéficas para nossa saúde. O consumo de ômega-3 é......
Alimentos integrais!06/07/16 Parece que a cada novo ano a tecnologia nos proporciona alimentos sempre mais industrializados. No entanto, em um momento em que temos alimentos que ficam prontos quase que instantaneamente, os alimentos integrais ganham mais espaço. Afinal,......

Voltar para Dicas e Receitas